Técnico em Segurança do Trabalho

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SOBRE A PROFISSÃO

Dentro de uma grande indústria, o técnico de segurança do trabalho é o profissional responsável pela prevenção de acidentes, promoção da saúde e preservação do meio ambiente. Além disso, ele é o responsável por auxiliar o empregador e trabalhadores a cumprir as normas de segurança, saúde e meio ambiente nacionais e internacionais.

Áreas de atuação:

Qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte.

Entidades associadas:

Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho

Assista: Profissões de Futuro: Técnico em Segurança do Trabalho. 

Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas elaboradas com o objetivo de prevenir e minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Essas medidas devem também prever a proteção da integridade e da capacidade física do trabalhador.

O técnico em Segurança do Trabalho é o responsável por supervisionar a aplicação dessas medidas nas atividades de uma empresa ou indústria, para garantir condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de acidentes de trabalho.

O estudante desse curso aprenderá sobre: Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Gerência de Riscos, entre outros.

Depois de formado, esse profissional tem um vasto campo de atuação, podendo trabalhar em qualquer instituição onde houver trabalhadores. O técnico pode atuar em indústrias e empresas de pequeno, médio e grande porte, em fábricas, construção civil, escolas, hospitais, mineradoras, instituições públicas e privadas, etc. O recém-formado nesse curso costuma ganhar em média R$ 2.000,00 em seu primeiro emprego.

As principais funções do Técnico em Segurança do Trabalho são:

– Inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes;

– Estabelecer normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações;

– Elaborar relatórios para propor reparação ou renovação das medidas de segurança;

– Investigar acidentes ocorridos para identificar suas causas e propor as providências cabíveis;

– Orientar os funcionários da empresa sobre normas de segurança e demais medidas de prevenção de acidentes;

Fonte: profissoesdefuturo.com.br, blog.maisestudo.com.br.

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