Técnico em Prótese Dentária

curso-tecnico-gratuito-em-protese-dentaria

TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA

Confecciona dispositivos e aparelhos protéticos e ortodônticos, por solicitação do cirurgião-dentista. Presta suporte técnico ao cirurgião-dentista na fase laboratorial da confecção das próteses dentárias. Gerencia estabelecimentos laboratoriais de produção depeças protéticas, controlando estoques e a comercialização de produtos e serviços. Opera e zela pelo bom uso e manutenção do maquinário tecnológico relacionado a confecção das próteses e aparelhos ortodônticos. Em sua atuação é requerida a observância à impossibilidade de prestação de assistência direta a clientes.

 Temas Abordados durante o curso:

  • Fundamentos da ortodontia e das próteses
  • Anatomia dental e da oclusão
  • Percepção e estética
  • Materiais dentários
  • Instrumentais e equipamentos odontológicos
  • Princípios de implantodontia

Mercado de Trabalho.

  • Laboratório de prótese dentária e de aparelhos ortodônticos
  • Clínicas e consultórios odontológicos
  • Serviços públicos de saúde
  • Empresas de materiais odontológicos
  • Autônomo.

O egresso do curso Técnico em Prótese Dentária poderá atuar em conjunto com o cirurgião-dentista para restabelecer a capacidade mastigatória e estética do paciente por meio de próteses dentárias.
O profissional autônomo ou CLT pode trabalhar em laboratórios de próteses dentárias, clínicas odontológicas, empresas do segmento odontológico, instituições públicas, hospitais e instituições educacionais, sendo o responsável por planejar e executar o trabalho técnico-odontológico.
Atua na fase laboratorial da confecção de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos removíveis, planejando e confeccionando os mesmos por solicitação do cirurgião-dentista, desenvolvendo o trabalho individualmente ou em equipe, sendo vetado aos técnicos em prótese dentária prestar, sob qualquer forma, assistência direta a pacientes.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece o Técnico em Prótese Dentária que, para ficar legalmente autorizado ao exercício da profissão, deve se inscrever no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado (CRO).
Panorama de mercado
De acordo com o CFO, a Prótese Dentária é a especialidade da Odontologia que tem como objetivo a reconstrução por meio de trabalhos protéticos os dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética. As atividades relacionadas com a confecção de próteses são atribuições do técnico em prótese dentária, responsável pela etapa laboratorial do trabalho, que é realizado em parceria com o dentista, responsável pela parte clínica do tratamento.
O mercado está aquecido para o técnico em prótese dentária, visto que um grande número de brasileiros que necessitam de prótese dentária e a demanda por tratamentos reabilitadores é grande.
De acordo com o último levantamento epidemiológico (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, parte do Projeto SB Brasil 2010 do Ministério da Saúde) atualmente mais de 3 milhões de brasileiros com 65 anos ou mais precisam de próteses completas e 4 milhões precisam de próteses parciais. De acordo com o IBGE, estima-se que a população brasileira na faixa etária de 60 anos poderá chegar a 16% da população total em 2030 (em 2001 representava 9,1%). Essa estimativa mostra que o número de pacientes que necessitam algum tipo de reconstruções protéticas – parciais ou totais – tende a aumentar nos próximos anos.

Fonte: Pronatec, Senac

Deixe um comentário